FÁBIO CAMMAROTA
PSICÓLOGO CRP 03/1936
Sou Fabio Cammarota, psicólogo com mais de 30 anos de experiência clínica, com uma abordagem técnica da terapia cognitiva comportamental.
Atuei no magistério em psicologia e tenho larga experiência em gestão e desenvolvimento de pessoas. Já atuei de forma intensa como perito psicológico de planos de saúde, avaliador técnico em psicodiagnósticos diferenciais para grandes empresas e órgãos governamentais, como a Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Federal. Ocupei vários cargos executivos em empresas e órgãos públicos, mas não deixei de exercer a psicoterapia ou a supervisão a outros psicólogos.
Apaixonei-me pelo projeto de saúde da família que estava começando a ser implantado no Brasil. Daí parti para me especializar. Concluí meu Mestrado Acadêmico em saúde coletiva em uma das mais renomadas instituições de saúde do Brasil, o Instituto de Saúde Coletiva – ISC/UFBA. O meu foco foi a saúde mental e reabilitação psicossocial, que inclui as doenças crônico-degenerativas, dentre elas as autoimunes sistêmicas. Com essa formação tive contato quase que diário com pacientes portadores de transtornos mentais em três instituições psiquiátricas públicas, seja da atenção básica ambulatorial ao atendimento de alta complexidade na internação. Foi um momento de grande investimento, pois além de Conselheiro Municipal de Saúde de Salvador/BA eu mobilizei minha pesquisa com nove colaboradores, entrevistando 800 pacientes e com diagnóstico mais profundo em 30 famílias selecionadas. Em razão dessa escolha aprendi a respeitar a cultura local, os costumes familiares e suas dificuldades sociais, afetivas e profissionais. Daí surgiu um projeto de ampliação e aperfeiçoamento da saúde mental nos postos e hospitais estaduais da Bahia, oportunidade em que minha dissertação e pesquisa científica colaboraram para modelar espaços de saúde mental.
Começou aí uma forte conexão com a saúde multidisciplinar, que hoje evoluiu para psicologia integrativa. Foram várias as experiências de trabalho e atuação profissional ao longo dos últimos quinze anos. Mas a pandemia veio para desafiar todos os profissionais. Os psicólogos focaram no atendimento On Line, que hoje se transformou numa alternativa de trabalho fantástica, sem fronteiras! Fui procurado por alguns antigos pacientes para continuar o atendimento On Line e me adaptei de forma razoável no início, bem como os pacientes novos que vieram. Em 2019, no auge da pandemia, algumas pessoas me procuraram para a psicoterapia, mas a novidade, na minha vivência, era que moravam em outros países. Nesse universo eu ainda não tinha pisado, tão pouco estudado os aspectos peculiares dos brasileiros que moravam no exterior e que traziam em suas dores fortes questões vinculadas à nova cultura do país que estavam vivendo. Comecei a me lembrar do tempo em que estudei fora do país numa especialização em economia da saúde e lembrei de muitos relatos de outros brasileiros residentes lá. Eram muito semelhantes às dores que os novos pacientes imigrantes ou expatriados traziam. Percebi que precisava me especializar nos processos sociais, culturais e psicológicos que nossos compatriotas viviam no exterior. Só assim eu seria capaz de entender o universo de sonhos e de dores, que é muito diferente e singular.
Da conexão com a saúde multidisciplinar, com a psicologia integrativa, mais uma formação seria necessária para atender com eficácia os pacientes imigrantes ou expatriados. Estudei vários autores que tratam da migração dos brasileiros para o exterior, mas foi na formação em Psicologia Intercultural que estabeleci a solidez para o trabalho com esse tipo de clientela.
Assim, em razão da minha experiência profissional em saúde mental, da minha vivência familiar com parentes portadores de várias doenças autoimunes sistêmicas, tendo sido eu mesmo pré-diabético tipo 2 e ex-paciente bariátrico, e da solidez de conteúdo da formação intercultural desenvolvi um protocolo de atendimento psicológico ON LINE para um grupo muito específico de pacientes, que são as mulheres imigrantes ou expatriadas portadoras de doenças crônicas e autoimunes, residindo no exterior, em particular as seguintes: Diabetes tipo 1A(+) 1B(+), Diabetes tipo 2, (+), Síndrome de Sjögren, (+), Doença de Behçét, (+), Lúpus Eritematoso Sistêmico (+), Artrite Reumatoide (+), Fibromialgia (+), Tireoidite de Hashimoto (+)
Meu foco de trabalho mira na saúde mental e na qualidade de vida ! Conheço de forma especializada os fundamentos técnicos, comportamentais, fisiológicos, sociais e bioquímicos de um nicho de doenças crônicas e autoimunes sistêmicas e que apresentam alta prevalência no sexo feminino. As mulheres acometidas por essas doenças são afetadas psicologicamente em relação a sociabilidade, a autoimagem, a vida afetiva, a estabilidade de humor e a capacidade de trabalho, além de ansiedade e depressão que são muito frequentes, também.
Sendo eu mesmo ex-paciente bariátrico há quase 10 anos e tendo recuperado a minha saúde, gostaria de ajudar outras pessoas em suas jornadas. Sempre atuei como psicólogo clínico e alimentar. Já residi em várias capitais do país e também no exterior, vivendo a experiência de transição de carreira e de cultura e de luto. Meu objetivo profissional é o de fornecer acolhimento, apoio e técnica psicológica para ajuda-lo a se tornar o protagonista da sua própria história.
Minha formação em psicologia me fez uma pessoa melhor, mais resiliente e aberto às dores e desafios dos meus semelhantes. Quero te oferecer a minha experiência de vida e de profissional para ajudar na sua jornada com qualidade de vida