Sobre

O Diabetes Mellitus do tipo 1 (DM1A e DM1B) é uma doença que se repercute na funcionalidade psíquica e psicossocial.

As dificuldades adaptativas da aculturação de uma brasileira residente no exterior, por exemplo, tendem a ampliar os gatilhos estressantes, em particular nos portadores de DM1A e DM1B. É comum a intensificação dos sintomas como insônia, fadiga, queixas somáticas, esquecimento, irritabilidade, dificuldade de concentração, entre outros, podendo a incidir em prejuízos na capacidade funcional no meio social e no trabalho.

Com o surgimento da doença crônica, há uma perturbação das atividades e interesses dos pacientes, devido às limitações impostas pela doença e seu respectivo tratamento, surgindo sintomatologias cognitivas, comportamentais, emocionais, físicas devido a redução da percepção que o sujeito tem acerca do controle pessoal.

A diabetes mellitus interfere de forma direta nos fatores nutricionais, hormonais e indiretamente nos psicossociais, resultando em descontrole emocional, irritabilidade e instabilidade afetiva, agravando a insatisfação pela autoimagem, baixa autoestima, ansiedades e transtornos alimentares. O Psicólogo Intercultural, especializado em doenças crônicas autoimunes sistêmicas, funciona como um catalizador do bem-estar do paciente, levando em conta que conhece os processos de adaptação em uma nova cultura e estabelece a correlação com dos hábitos saudáveis para o controle da Diabetes junto ao novo contexto social e cultural no qual o paciente está inserido.

Entre em Contato

Com os atendimentos sendo realizados de maneira 100% online, converse com conforto, no lugar em que se sinta bem!

Fechar menu